O Arquipélago dos Açores

in Uncategorized

O Arquipélago dos Açores

O Arquipélago dos Açores

Os Açores, ou Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago que se situa no Oceano Atlântico a cerca de 2000 Km de Portugal Continental e a 1200Km da ilha da Madeira. O arquipélago dos açores é de origem vulcânica e esse aspecto torna-se mais visível na ilha de são Miguel no bem conhecido vale das furnas.

Os Açores são constituídos por nove ilhas que se dividem por três grupos distintos:

O Grupo Ocidental do qual faz parte a Ilha do Corvo e a ilha das Flores

O Grupo Central constituído pelas ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira

O Grupo Oriental do qual faz parte a ilha de Santa Maria e a ilha de São Miguel.

No Grupo oriental, a nordeste da ilha de Santa Maria, existe ainda um grupo de rochedos e recifes conhecido como as Formigas e que constitui um dos mais importantes locais de conservação da biosfera marinha do nordeste do atlântico.

O ponto mais elevado do arquipélago dos açores é simultaneamente a o ponto mais alto de Portugal, é a montanha do Pico, tem 2352 metros e localiza-se na ilha do Pico.

O clima dos Açores é temperado com temperaturas que rondam os 13º no Inverno e os 24º no verão enquanto a temperatura da água do mar se mantêm a uma temperatura media entre os 17º e os 23º.

Os Açores têm como principais sectores económicos a Agricultura, representado pela produção de leite, queijo, carne e chá, as Pescas, a Industria, as Energias Renováveis, a Construção e a Habitação, os Transportes e Comunicações e claro, o Comércio e o Turismo.

Leave a Comment

Previous post:

Next post: