Viagens Açores

in Uncategorized

Viagens Açores é um dos destinos escolhidos pela sua beleza natural. Existem várias informações e viagens disponíveis para os Açores, por forma a descobrir as belezas do arquipélago dos Açores.
O arquipélago dos Açores é constituido por nove ilhas principais divididas em três grupos distintos:

Grupo Ocidental Açores:
– Corvo
– Flores
Grupo Central Açores:
– Faial
– Graciosa
– Pico
– São Jorge
– Terceira
Grupo Oriental Açores:
– Santa Maria
– São Miguel

O Grupo Oriental dos Açores inclui também um grupo de rochedos e recifes oceânicos, sitos a nordeste de Santa Maria, chamado ilhéus das Formigas, ou simplesmente Formigas, que em conjunto com o recife do Dollabarat, constituem a Reserva Natural do Ilhéu das Formigas nos Açores, um dos locais mais importantes para conservação da biosfera marinha no nordeste do Atlântico.

O ponto mais alto do arquipélago dos Açores situa-se na ilha do Pico – e daí o seu nome, a Montanha do Pico – com uma altitude de 2 352 m. Este arquipélago faz parte da cordilheira submarina que se estende desde a Islândia para Sul e Sudoeste.

O clima dos açores é temperado, registando-se temperaturas médias de 13º C no Inverno e 24º C no Verão. A Corrente do Golfo, que passa relativamente perto, mantém as águas do mar a uma temperatura média entre os 17º C e os 23º C. O ar é húmido com humidade relativa média de cerca de 75%

Há quem afirme que estas ilhas do arquipélago dos Açores faziam parte da misteriosa Atlântida. Certamente não é comum falar de um local onde há lagoas azuis e verdes, lenda de lágrimas de um príncipe de olhos verdes e de uma princesa de olhos azuis que muito choraram por não poder casar.

Temos assim nos Açores algumas das mais excepcionais lagoas de todo o mundo, sendo a Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo as mais espectaculares. Ambas se localizam em antigas crateras que foram em tempos vulcões activos, que cederam e foram preenchidas com água.

Ao largo dos Açores no fundo do mar escondem-se tesouros de fauna e de flora e, quem sabe, tesouros de outra estirpe, pois por aqui se cruzavam as rotas das antigas naus que faziam o comércio entre o Novo e o Velho Mundo.

Também só nos Açores pode comer um prato tradicional cozido em panelas de ferro nos vapores quentes das águas minerais que brotam do solo conhecido como as furnas, existindo ainda outra lagoa das Furnas

Leave a Comment

Next post: